Informativo

Egresso do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Recebe Prêmio nos EUA

O ex aluno de agronomia, mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento  da UFV,  Leonardo Volpato, recebeu nesta última semana durante o NAPB (Nacional Association of Plant Breeders – associação norte americana de melhoristas de plantas) em Ames, Iowa – EUA o prêmio jovem melhorista de plantas na categoria apresentação de trabalhos.  Ao se formar na UFV Leonardo Volpato recebeu uma proposta e foi imediatamente contratado pela está Michigan State University como pesquisador associado no programa de melhoramento de feijão, sob a supervisão do Prof. Francisco Gomez, visando implementar um fluxograma de análise de dados da fenotipagem de alto rendimento, com o uso de drones e aprendizado de máquinas. Durante a conferência, Leonardo apresentou seu trabalho em que realizou a contagem de plantas por imagens tomadas por drones. Segundo Volpato, “a fenotipagem é o meio mais prático e vantajoso para aumentar a quantidade e qualidade dos materiais de melhoramento avaliados no campo, além debater baixo custo e alta acurácia”.  Ele ainda complementa: “Cada vez mais o aprendizado de máquinas está se avançando em todas as áreas das pesquisas, e no melhoramento de plantas não é diferente”. Volpato conseguiu estabelecer um fluxograma que explora muito essas ferramentas que já estão muito bem estabelecida em outras áreas. Ele ainda complementa que apresentou em seu trabalho resultados confiáveis utilizando métodos de aprendizado de máquina.

O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de agosto deste ano e reuniu pesquisadores dos EUA de diversas instituições e empresas com apresentações de trabalhos científicos, workshops e visita de campo. Também participam do evento diversos egressos e alunos da UFV, além de pesquisadores brasileiros de diferentes instituições de pesquisa do Brasil.

volpato

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento